Fatos, versões e distorções


Desejo da velha mídia: A inflação vai subir e ultrapassar o teto da meta.

11/04 O Globo - Pressão no bolso: Inflação passa teto da meta


Fato: Prévia da inflação desacelera e índice fica dentro da meta Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 6,40%, dentro do objetivo do BC.   Fonte: G1  

A mesma fonte que abriga Merval, Sardenberg e Leitão. Os mesmos que passam o tempo inteiro dizendo que nada vai dar certo até que a realidade dos indicadores  econômicos fala mais alto e eles passam a adotar um contorcionismo verbal para justificar o fracasso de seus prognósticos. 


Em outro texto, Alexandre Porto cita uma nova comentarista da Globo News que ao entrevistar autoridade econômica do governo,  repete o mantra do Mercado. Ele acredita que jornalistas deveriam ser isentos  e não disseminar  a agenda liberal.  No entanto, a Ordem do Império Global não admite pensamentos discordantes em seus meios de comunicação. Jornalistas, neste caso, são bem vindos desde que não questionem os interesses da empresa.


Mas poucos sintetizam o papel de um jornalista a serviço da ideologia de seus patrões do que Merval Pereira, sobre ele opina Gilson Caroni Filho: "Nada mais justo do que a indicação de Merval Pereira para ocupar uma cadeira na ABL. O homem muda de estilo de acordo com o tema escolhido.Quando escreve sobre política, abre a coluna com a citação de um "especialista" e segue em frente. O mesmo ocorre quando trata de economia, conjuntura internacional, ecologia,questões jurídicas ,sistemas de cotas,etc,etc. A diversidade estilística é tão grande que cabe a pergunta: Merval seria a reencarnação em prosa de Fernando Pessoa ou um farsante que não fecha as aspas?"

A má vontade da velha mídia pode ser observada na foto que o Globo escolheu para ilustrar uma reportagem sobre Lula, nesta sexta-feira, 19 de julho. Para contrariar, no entanto e mudar o clima da conversa, preferimos imagens mais representativas do que foi o encontro do ex-presidente com universitários no ABC paulista. 

A foto e a legenda que O Globo jamais publicaria. 

"Lula durante conferência, nesta quinta-feira (18/07), na universidade do ABC, foi aplaudido quando disse:"Quando vocês estiverem putos da vida, mas puto, 'não gosto do Lula, não gosto da Dilma , não gosto do Marinho [Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo]', ainda assim, não neguem a política".E muito menos neguem os partidos. Vocês podem fazer outros. Em vez de negar a política, entre você na política. É dentro de cada um de vocês que está o político perfeito que vocês querem".


Comentários