Prefeitura de Niterói e Ibmec/RJ firmam parceria em projeto cultural



A Prefeitura de Niterói e o Ibmec lançam hoje à noite o Movimento Arte Expressa, a parceria entre governo e a universidade tem o objetivo de propor intervenção em bancos de madeira da cidade, que serão pintados por artistas plásticos e "apadrinhados" por empresas privadas. Parte da verba será destinada para projetos do ibmec Social, a célula empreendedora do Ibmec voltada ao desenvolvimento social e terceiro setor. 

O projeto coordenado pela Ibmec Social, a empresa júnior do Centro de Empreendedorismo Ibmec, em parceria com a Prefeitura de Niterói, consiste em iniciar um movimento cultural de valorização artística  a partir de intervenções em bancos de madeira  da cidade. O Movimento Arte Expressa será apadrinhado por empresas. Durante um ano, o banco que será pintado por um artista plástico, vai enfeitar as ruas, transformando as praças do município em um museu a céu aberto. A verba será revertida para projetos do Ibmec Social. 

Em breve, as informações sobre os bancos grafitados estarão disponíveis em um portal na Internet. Cada , banco de madeira terá um QR code com dados sobre a empresa que o apadrinhou e o artista plástico responsável pela arte. Para o futuro, o Ibmec Social tem planos de lançar um livro com foto dos bancos do ano.

Entre as iniciativas beneficiadas pelo projeto, está o Abrindo Portas, criado há três anos, o projeto dá orientação a jovens provenientes de abrigos do governo. Semanalmente, equipes visitarão instituições  como Previ Rio e Imprensa (Papel Carioca), promovendo cursos, orientando turmas sobre carreira, mercado de trabalho, o futuro profissional, além de aulas de inglês e informática aos sábados no prédio do Ibmec. Ao final de cada curso, o aluno recebe certificado de participação. 

A parceira entre a Prefeitura de Niterói e o Ibmec,  será formalizada num jantar beneficente, nesta quinta-feira,  12, no Ibmec Centro. Na oportunidade será realizado um debate com o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael,  o presidente do Viva Rio, o sociólogo Rubem César Fernandes e o coordenador do Centro de Empreendedorismo Ibmec (CEI), Marco Aurélio de Sá Ribeiro. Eles vão debater a responsabilidade de cada setor no âmbito social.

Comentários