Niterói vai implantar um Centro Integrado de Comando e Controle


Após aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi publicado neste sábado (12/04), o edital de construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), segundo o prefeito Rodrigo Neves, Niterói será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com um sistema de monitoramento de segurança pública construído por uma Prefeitura. "O CISP será implantado na Região Oceânica e com centenas de câmeras de monitoramento funcionando 24 horas, em todos os bairros de Niterói", afirmou.


"A construção do Cisp integra-se a uma série de medidas da atual gestão municipal para melhorar a segurança em Niterói. Outras iniciativas foram a ampliação da presença da Guarda Municipal nas ruas, a criação do Regime Adicional de Serviço, a implantação do programa Patrulha Escolar, com a guarda patrulhando o entorno das escolas municipais, o Calçada Livre, de atuação na ordem pública, e a convocação, nos próximos dias, do concurso público para dobrar o efetivo da guarda, que será realizado ainda neste semestre."

 
Prefeitura anuncia licitação para construção do Centro Integrado de Segurança Pública



A Prefeitura de Niterói publica neste sábado (12.4), no Diário Oficial do Município, o aviso da concorrência pública para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), empreendimento que vai monitorar todos os bairros do município com 500 câmeras. O investimento será de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 3,5 milhões do governo federal e o restante da prefeitura. O prazo estimado de conclusão da obra é de 16 meses.

O Cisp será construído na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, em frente ao shopping Multicenter e terá 1.756 metros quadrados de área construída. No prédio, que terá subsolo, quatro pavimentos e cobertura, vão funcionar o Centro de Comando e Controle de segurança, uma central de monitoramento de trânsito e também abrigará a sede da Administração Regional da Região Oceânica.

A construção do Cisp integra-se a uma série de medidas da atual gestão municipal para melhorar a segurança em Niterói. Outras iniciativas foram a ampliação da presença da Guarda Municipal nas ruas, a criação do Regime Adicional de Serviço, a implantação do programa Patrulha Escolar, com a guarda patrulhando o entorno das escolas municipais, o Calçada Livre, de atuação na ordem pública, e a convocação, nos próximos dias, do concurso público para dobrar o efetivo da guarda, que será realizado ainda neste semestre.

O projeto do Centro Integrado de Segurança Pública prevê a integração, em um mesmo espaço, das forças de segurança do município (Guarda Municipal), do Estado (polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros), e federais (polícias federal e rodoviária federal).

O prefeito da cidade destaca que, apesar de a segurança pública ser uma atribuição dos estados, segundo a Constituição, é fundamental a participação das prefeituras em ações para combater a violência.
"As prefeituras podem ajudar a enfrentar esse problema da insegurança e nós estamos fazendo isso aqui em Niterói. E para esse enfrentamento buscamos parcerias com os governos estadual e federal. No caso do Cisp, apresentamos o projeto ao Ministério da Justiça, que o aprovou e liberou recursos. Com união e iniciativas integradas, vamos devolver a tranquilidade para a população de Niterói”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Comentários