Mais um desserviço prestado pelas rádios que trocam a notícia sobre os estádios da Copa do Mundo. Diante do sucesso do evento, resgatam a pauta dos elefantes brancos sem se dar ao trabalho de pesquisar o que estes espaços realmente representam para o futuro de suas regiões. Para começar, não são estádios, são arenas multiuso, capazes de abrigar grandes eventos. Mas se ficarmos apenas no esporte, é bom lembrar que o futebol brasileiro, de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, pode movimentar R$ 60 bilhões por ano e gerar até 2 milhões de empregos. Ainda como exemplo, vamos usar o Mané Garrincha: em 36 anos, 340 mil pessoas frequentaram o antigo estádio. Em apenas um ano e já com a estrutura totalmente modificada, passaram 737 mil pessoas.


Pensa que estádio vai virar elefante branco depois da Copa? Sabe de nada, inocente!!!!


Nem Claudinha Leitte, nem Ivete Sangalo pode reclamar do legado da Copa do Mundo. Em agosto do ano passado, a Arena Recife (PE), um dos estádios da Copa 2014, serviu de palco para a gravação do DVD de Claudinha(link is external). O DVD de Ivete(link is external) foi gravado quatro meses depois, em dezembro de 2013, na Arena Fonte Nova (BA).
Ivete também sacudiu a Arena das Dunas (RN)(link is external)em abril deste ano, junto com Bell Marques. E de show em show, e de diva em diva, todas as arenas reformadas/construídas para a Copa do Mundo de 2014 mostram a que vieram.
O fato é que os 12 estádios foram construídos ou reformados de maneira a abrigarem grandes partidas de futebol, mas também foram pensados para receberem shows: têm tratamento acústico adequado e toda a estrutura para abrigar eventos de pequeno, médio e grande portes.
No último fim de semana, a arena da terra do axé recebeu uma grande Festa Junina na área interna das arquibancadas. O evento deu supercerto, e os organizadores já planejam torná-lo parte do calendário anual das festividades de Salvador. Muitas mães aproveitaram o arraiá da rádio Bahia FM para mostrarem aos filhos pequenos como ficou o estádio da Copa do Mundo.
Não vamos nem falar que, só com o Campeonato Brasileiro, os seis estádios que já estavam prontos em 2013 arrecadaram(link is external) R$  176,5 milhões com ingressos para as partidas. O Mané Garrincha(link is external) (DF), por exemplo, recebeu 29 partidas de futebol (diversos jogos do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, todos com lotação esgotada), quatro shows e outros sete eventos institucionais.
Nesse mesmo caminho estão as Arenas Amazônia (AM), Castelão (CE), Pantanal (MT), da Baixada (PR) e Beira Rio (RS).
Com isso, as bandas e músicos internacionais que vierem em turnê para o Brasil a partir de agora (e olha que o Brasil já faz parte do circuito internacional de espetáculos!) terão boas opções de locais para apresentações em diversas cidades brasileiras.


Fonte: Muda Mais

Comentários