Prefeitura divulga nota sobre os transtornos causados pela chuva em Niterói

A chuva que atingiu Niterói na tarde desta segunda-feira (29),  foi a mais intensa dos últimos oito anos. Em apenas 40 minutos foram mais de 70mm, ou seja, um mês de chuva em pouco mais de meia hora. Apesar dos transtornos  e dos alagamentos, não houve incidentes nas áreas  consideradas de risco.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura sobre as chuvas em Niterói.

Fortes chuvas mobilizam equipes da Prefeitura de Niterói

No mês de fevereiro mais chuvoso desde 2008, o município de Niterói entrou em estágio de alerta em função dos fortes temporais desta segunda-feira. Em algumas regiões da cidade, a Defesa Civil de Niterói chegou a registrar índices pluviométricos de 140,37mm, superando a estimativa para todo o mês e quase três vezes mais que o índice de nove dias atrás (20), quando foram registrados 58mm.


Devido as chuvas torrenciais, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme em quatro comunidades da cidade. As sirenes foram acionadas ouvir no Preventório, em Charitas, e do Estado, no Centro, às 16h35 e às 17h15, respectivamente. Também soaram as instaladas nas localidades do Viçoso Jardim e Coronel Leôncio às 17h49. No entanto, não houve registro de ocorrências graves.

Equipes de diversas secretarias e órgãos foram mobilizadas desde a tarde de segunda. O balanço até o início da noite não apontava nenhuma ocorrência grave em virtude da tempestade. Muitos alagamentos em pontos críticos que, após a redução da intensidade das chuvas, escoaram, ainda que em período de maré cheia.

No Mergulhão o sistema de bombeamento automático foi acionado, e a via funcionou todo o tempo.

Nas quatro comunidades em que as sirenes foram acionadas, os moradores, com o apoio dos voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), foram orientados a se dirigirem aos pontos de apoio.

Como em outros temporais, os transtornos provocados ao sistema de escoamento pelos sacos de lixo levados pela força das águas ficaram evidentes. Mais uma vez, a CLIN lançou o apelo para que, em caso de chuva, a fim de evitar que bueiros fiquem entupidos, os moradores obedeçam aos horários alternativos de colocação de sacos de lixo na calçada. Nas chuvas de nove dias atrás, a quantidade de lixo removido pela companhia de limpeza chegou a cem toneladas.

A defesa Cívil informa que os núcleos orindos de SP perderam a intensidade e se deslocaram para o oceano. A previsão para amanhã (terça-feira) é de tempo instável com possibilidade de chuva moderada a qualquer hora do dia .

Comentários