Governo do Rio atrasa salário dos servidores

Previsto para ser pago nesta quarta-feira (09),  o salário dos servidores será depositado nesta sexta-feira (11),  o atraso foi confirmado pelo governo do Estado. O governador Luiz Fernando Pezão pede a compreensão dos servidores e  culpa o agravamento da crise financeira fluminense, provocada pelo aprofundamento da desaceleração da economia brasileira, recuo nos investimentos da Petrobras e queda nos preços do petróleo.

Mas um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sugere uma razão diferente, segundo o documento, a crise financeira do Rio de Janeiro tem como causa fundamental a renúncia fiscal somada ao aumento da dívida pública. Relatório do órgão mostra que entre 2008 e 2013 o estado deixou de arrecadar R$ 138 bilhões em ICMS de empresas e que, após abrir mão da receita, pediu dinheiro emprestado, aumentando a dívida entre 2010 e 2015.

São muitos os  argumentos,  insuficientes no entanto, para tranquilizar os mais de 
468.621 servidores do Estado do Rio, entre ativos, inativos e pensionistas que sabem que não podem contar com a  compreensão dos credores, na hora de atrasar os pagamentos.  

Comentários