Os golpistas e a história

Ministro golpista bate-boca com manifestantes e se retira de festival de cinema

Chamado de "golpista", Marcelo Calero abandona festival em Petrópolis

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, abandonou um festival de cinema em Petrópolis (RJ) após ser chamado de "golpista" por parte da plateia. O incidente aconteceu na noite desta sexta (2), no Museu Imperial.

Durante o bate-boca, um grupo de pessoas que não participava do protesto se levantou, deu as costas para o ministro e aplaudiu os manifestantes.

Em seguida, Calero deixou o auditório, cercado por seguranças e assessores.

Fonte: Folha de São Paulo

A desfaçatez de golpistas como Calero, revela desprezo pela história, talvez por confiar no poder das mídias como aliadas na construção de uma narrativa onde os governos de esquerda são tratados como vilões e a direita devidamente ocultada nos seus arranjos e maracutaias.

Confiam na blindagem de uma imprensa artífice do golpe para evitar o julgamento pelos seus atos, mas esquecem que mesmo os barões da mídia precisam pedir desculpas pelos crimes cometidos contra a democracia, como foi o caso do Globo, ao tentar se redimir da participação no golpe de 64. A reincidência conspiratória, no entanto, comprova a natureza autoritária destes grupos e uma irresistível vocação para o golpe que emerge sempre que um governo popular ameça seus privilégios. Os dignos representantes de nossas elites clamam pelo livre mercado e neoliberalismo mas não admitem perder a fonte inesgotável do Estado, farto provedor de concessões públicas e garantidor de de juros generosamente altos.

Os golpistas de agora, repetem os do passado mandando às favas qualquer escrúpulo, na expectativa de que a história esqueça os seus malfeitos. Novos meios digitais, contudo, devem tratar de ecoar para o futuro o triste papel desempenhado por servidores públicos e imprensa privada na desconstrução das políticas sociais conquistadas a partir da constituição de 88. A sociedade brasileira há de encontrar formas para recuperar a sua valiosa democracia. Seus detratores, por mais que relutem, serão sempre lembrados pela pecha de golpistas.

Comentários