Roteiro para entender o Brasil que escondem de nós

Para entender o Brasil dos dias de hoje, é preciso olhar para as manifestações de 2013. Nesse ano, os protestos  massivos nas ruas das principais cidades brasileiras ocupou a centralidade dos noticiários e provocou uma reflexão sobre o papel da representação política na democracia moderna.

Aumentaram a dose do veneno e a gente nem percebeu.
O objetivo era se aproveitar das justas reivindicações por serviços públicos de qualidade nos municípios para enfraquecer um projeto nacional de mudança do Estado brasileiro. O governo federal não fugiu à responsabilidade, outros poderes fizeram cara de paisagem: a mídia corporativa aproveitou a oportunidade e nacionalizou a agenda de debates. O resultado pode ser visto no ano seguinte com a eleição do mais conservador Congresso Nacional dos últimos tempos.
Este Congresso é responsável por dar corpo ao projeto neoliberal interrompido após as quatro derrotas do PSDB, partido que retorna ao poder, pelas mãos do vice Michel Temer, por meio de um golpe parlamentar e que imprime o ritmo das reformas privatizantes que poupam o rentismo e eliminam os direitos dos trabalhadores e da população mais pobre.

Comentários